Sustentabilidade Ambiental

Responsabilidade Ambiental

A Formato possui todos os certificados necessários para atuar de maneira a minimizar o impacto no planeta e tem como foco contribuir positivamente para o aspecto ambiental, procurando sempre ter atitudes para uma ação responsável da empresa em relação ao meio ambiente.

Descarte Ecológico e Reciclagem

A Formato estende sua preocupação ecológica em todo seu processo de produção e não seria diferente no descarte de seus resíduos.

Mensalmente a Formato envia para incineração aproximadamente 600 litros de resíduos líquidos (revelador, verniz, óleos, lubrificante e álcool), 700 quilos de resíduos sólidos (latas de tinta, recipientes plásticos contaminados com produtos químicos, toalhas de limpeza industrial e blanquetas) e 25 lâmpadas fluorescentes. Além disso são encaminhados por mês para reciclagem 61.500 kg de aparas de papel e chapas de alumínio.

É por esse motivo que a Formato recebe seus certificados de empresa consciente e preocupada com o meio ambiente.

Selo Verde

Selo Verde

O Selo Verde é concedido a empresas que encaminham seus resíduos para descarte de uma maneira ambientalmente correta.

Os materiais líquidos e sólidos da Formato são recolhidos em Belo Horizonte e transportados para o estado de São Paulo onde a empresa DruckChemie – que concede o selo – possui planta de tratamento e as licenças ambientais para realizar todo o procedimento.

Banco da Árvore

Neutralização

A Formato oferece a possibilidade de neutralização da emissão do CO2 gerado pela confecção de uma peça gráfica com o plantio de árvores.

Funciona assim: para cada tonelada de CO2 produzida uma quantidade de árvores é plantada de forma permanente para absorver e neutralizar essas emissões.

Um exemplo é o livro "Pássaros da Liberdade" do fotógrafo Marcelo Prates - o primeiro livro com neutralização das emissões de carbono feito em Minas Gerais. Foram plantadas árvores em Áreas de Preservação Permanente (APP) para neutralizar os gases emitidos durante todo o processo e que rendeu o selo Carbon Free estampado na contracapa da edição.

Selo FSC

Selo FSC

O FSC é hoje o selo verde mais reconhecido em todo o mundo, com presença em mais de 75 países e todos os continentes. O selo FSC, impresso em uma peça, atesta ao consumidor que toda a cadeia produtiva envolvida na fabricação do produto que contém o selo foi certificada pelo sistema FSC.

FSC é uma sigla em inglês para o termo Forest Stewardship Council, ou Conselho de Manejo Florestal, em português. FSC é uma instituição internacional, sem fins lucrativos, formada por representantes de entidades do mundo todo e é um dos únicos sistemas de certificação florestal apoiado por grandes entidades como o Greanpeace. É baseada em três pilares de igual importância: econômico, ambiental e social.

A certificação florestal busca contribuir para o uso adequado dos recursos naturais, apresentando-se como uma alternativa à exploração predatória das florestas. Atesta que determinada empresa ou comunidade obtém produtos florestais, respeitando os aspectos ambientais, sociais e econômicos da região.

Certificação ISO 9001/2008

Certificação ISO 9001/2008

Com a Certificação ISO conquistada inicialmente em 1999, e por diversas vezes renovada, a Formato garante seu sistema de gestão da qualidade.

A Certificação ISO estabelece uma rotina de constante inspeção e otimização de processos em face da política de qualidade e obrigatoriedade de auditorias externas e internas, em periodicidade semestral. Esse processo de constante avaliação contribui para que a Formato utilize seus recursos de maneira cada vez mais eficiente.

Outras Ações

Azura - AGFA

As chapas digitais de segunda geração Azura TS são térmicas e gravadas a laser através do processo Computer-to-Plate. Esta alternativa agiliza o processo e elimina a utilização de químicos para revelação fazendo a diferença no resultado dos impressos. A utilização desta tecnologia pela Formato propiciou a economia anual de 1.340.000 litros de água e 8.550 litros de revelador - produto agressivo ao meio ambiente.

Huber Green

Utilização de Tintas a Base de Óleos Vegetais

A Formato utiliza tintas escala totalmente baseadas em matérias-primas renováveis e a base de óleos vegetais. Esta atitude concedeu à empresa o selo verde “Huber Green” desenvolvido pela Hostmann-Steinberg Brasil. Cores vivas, qualidade e respeito ao meio ambiente.

Beta F

A utilização do filtro de solução de molha Beta F - Technotrans é outra atitude tomada pela Formato com o objetivo de poupar o planeta.

Com um alto poder de filtragem e purificação, o filtro faz com que a troca da solução de molha da impressora seja feita apenas de três em três meses – o que se daria semanalmente da forma tradicional. Essa troca mais espaçada proporciona uma economia de:

  • 480 litros de isopropanol;
  • 96 litros de aditivo de molha DH pluss (Druck Chemie);
  • 24 litros de Calcilot (Druck Chemie);
  • 14.200 litros de água;
  • 48 horas de trabalho para fazer a troca da solução de molha e limpeza da banheira;
  • 4800 litros de resíduo químico.

Coleta Seletiva

Na Formato, o esforço é diário para que todos os resíduos gerados pela empresa sejam reciclados ou tratados corretamente. Buscamos também conscientizar todos os nossos colaboradores, seus familiares e amigos e todos os nossos clientes, fornecedores e vizinhos sobre a maneira como cada um pode ajudar na preservação do meio ambiente através de cartilhas e outros materiais sobre reciclagem e cuidados com o planeta.

Chapas de alumínio usadas, aparas de papel, resíduos plásticos, papel de escritório, copos descartáveis, garrafas pet: é tudo separado e reciclado.

Treinamentos e Campanhas Internas

A Formato possui um programa anual de cursos e treinamentos para seus funcionários que inclui tópicos técnicos, de qualidade de vida, de saúde e de consciência ambiental. Os treinamentos, como no caso da “Coleta Seletiva Formato”, estendem-se às famílias através da distribuição de cartilhas e outros materiais. A comemoração do Dia do Meio Ambiente, todo 5 de junho, também constitui uma forma de sempre lembrarmos que a nossa contribuição para a preservação deve ser diária e constante.

E mais:

  • Tratamento de esgoto não doméstico
  • Aquecimento solar
  • Uso de gerador em horário de pico, evitando sobrecarga da rede elétrica
  • Reutilização das sobras de tintas
  • Recuperação de blanquetas
  • Reutilização de cartuchos de impressoras de escritório e produção